top of page

Projeto Vila das Abelhas

O Brasil possui a maior diversidade de espécies abelhas do mundo.

•São essenciais para a polinização de frutas e vegetais usados na nossa alimentação, como tomate, berinjela, café , caju... as abelhas estão desaparecendo do planeta – algumas espécies estão sob risco de extinção global.

As Abelhas sofrem com o desmatamento, uso de agrotóxicos, poluição, queimadas, ação predatória do homem sem manejo correto, introdução de espécies invasoras e principalmente a falta de informação.

O cenário é tão grave que organizações como a ONU já alertam para os riscos de escassez de alimentos por conta da mortalidade em massa de insetos polinizadores.

As abelhas também contribuem enormemente para a manutenção das florestas. Se elas forem extintas, a reprodução de plantas silvestres ficará comprometida, porque mais de 90% das espécies de vegetação tropical com flores e cerca de 78% das espécies de zonas temperadas dependem da polinização desses insetos.

O mel das abelhas nativas é extremamente saudável, aumenta a resistência do organismo, é ótimo para a flora intestinal, ajuda na redução das varizes e no campo neuropsíquico, além de ser utilizado no tratamento da depressão e da insônia.

“Se as abelhas desaparecerem da face da Terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. Sem abelhas não há polinização, não há reprodução da Flora, sem flora não haverá animais, sem animais não haverá Raça humana”  - Albert Einstein

bottom of page