top of page

QUEM SOMOS

Associação Familiar de Integração e Cidadania, também denominada pela sua sigla AFIC, uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos. Iniciou suas atividades em 2011, e hoje possui unidades em Mauá e Santo André atuando principalmente em comunidades em situação de vulnerabilidade social.

Fundada por um grupo de profissionais  que vislumbrava uma entidade que se dedicasse à criação e desenvolvimento de projetos socioambientais que fortalecessem as políticas públicas municipais no sentido de colocar o núcleo familiar como foco central.

A AFIC atua por meio de programas e projetos destinados ao fortalecimento da família como núcleo constitutivo de determinado território. Por acreditar que o fortalecimento familiar se dá a partir da plena garantia dos direitos e deveres daqueles que a constituem, entendendo suas especificidades.

A criança, o adolescente, o jovem entrando na vida adulta, a mulher, o idoso, o menor infrator, ou jovem em situação de drogadição; o trabalhador que não completou os estudos e encontra dificuldade para emplacar um novo emprego; as relações familiares conturbadas pela dificuldade de relacionar-se cotidianamente com um ente com alguma problemática psíquica ou que possua necessidades especiais.

Estes são os atores ou situações comumente identificadas nas comunidades populares, que podem complementar as políticas públicas e os serviços oferecidos pelo Poder Público visando ampliar as condições para acolhimento e acompanhamento especializado para que aqueles direitos fundamentais citados anteriormente estejam assegurados. E é exatamente aí e, que a AFIC encontra campo fértil para sua atuação: no fortalecimento de políticas públicas e serviços públicos municipais.

Nessa perspectiva, a AFIC reúne em seus quadros associativos pessoas com larga experiência na concepção, formulação e implementação de projetos que fortaleçam políticas públicas, além de contar com um grupo de colaboradores técnicos que somam as suas experiências profissionais a atividade de pesquisa e docência, conferindo-lhes a necessária sustentação teórica dos conceitos apresentados fortalecer a estrutura familiar e os vínculos comunitários.

Finalidade

Temos por finalidade contribuir para a construção de uma sociedade justa, fraterna e humana e que ofereça oportunidades a todos, por meio de implantação de projetos sociais que garanta: capacitação profissional, inclusão social, geração de trabalho e renda, preservação ambiental, qualidade de vida e estruturação familiar.

Nossa Missão

"Promover a Cidadania Através de Ações que Fomentem: Qualidade de Vida e Desenvolvimento Social, por Meio da Participação Comunitária e da Utilização Sustentável dos Recursos Naturais."

bottom of page